Connect with us

Hi, what are you looking for?

Weastar

ECONOMIA

ALGFUTURO: Unanimidade no desespero da economia algarvia

A ALGFUTURO em comunicado enviado às redações, que transcrevemos na integra a seguir, diz que a situação é trágica com queda de riqueza 5 a 6 vezes superior à média nacional e os empresários denunciam atitudes de braços cruzados do poder sem nada fazer.

Em ambiente pesado pela crise cada vez mais funda que se abre na região, por unanimidade, o empresariado da União pelos empresários do Algarve reunidos em Assembleia Geral lamentaram que a realidade mostre que a ALGFUTURO estava certa quando há mais de um mês considerou que os indicadores da produção de riqueza e desemprego eram muito maus.

Agora, confirma-se que, a situação é trágica, perspetivando-se numa estimativa rápida que a riqueza produzida desça a um tal ponto que o somatório de 2020 e 2021 poderá ser inferior a todo o ano 2019. Isto é o resultado da enorme dependência do turismo, representando uma queda 5 a 6 vezes maior do que a média nacional (cerca de 8%), o que é um desastre.

Mais uma vez se lamentou que o Terreiro do Paço deixasse o Algarve atingir tal decrepitude, sendo considerado inadmissível que fique tudo de braços caídos assistindo em direto à calamidade, sem nada fazer!

Ao que dizemos nós: deixar cair uma região sem nada fazer seria uma vergonha!

Tudo tem de ser tentado.

No nosso ponto de vista, expresso há cerca de um mês, uma hipótese é, depois de concluída a vacinação dos grupos de risco, iniciar nas zonas do país dependentes em mais de 50% do setor turístico que vai a pique. Simultaneamente as autarquias devem prever adquirir testes de despistagem do vírus.

Na área económica, foram avaliadas outras situações que serão relatadas em comunicado na próxima segunda-feira.

Pela parte da ALGFUTURO, há um empenho total para uma solução da crise e trabalho árduo com todos os agentes pela mudança em Excelência e Competitividade do turismo e diversificação da economia.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

May Also Like

Copyright © 2020-2030 Weastar.com. powered by WeaStar.