Connect with us

Hi, what are you looking for?

Weastar

EDUCAÇÃO & CIÊNCIA

Exposição em escola de Faro sensibiliza para combate à violência doméstica

Alunas do 2.º ano do curso de Técnico Auxiliar de Saúde da Escola Secundária Pinheiro e Rosa, em Faro, estão a promover a exposição «Muda de Vida!», que visa a sensibilização dos alunos para o combate à violência doméstica.

“O dia 25 de novembro pretende marcar a trágica realidade de abusos e maus tratos que ainda hoje se verificam contra a Mulher”, referem as estudantes organizadoras da mostra, patente até esta sexta-feira, 27.

As alunas do 2.º ano do curso de Técnico Auxiliar de Saúde construíram uma exposição com 30 cadeiras, evocativas das 30 mulheres que foram vítimas mortais de violência por parte dos seus companheiros em Portugal desde o início deste ano.

Dessas 30 cadeiras, 20 continham objetos associados ao quotidiano das mulheres, acompanhados de uma frase que denota algum tipo de violência, como por exemplo aquela associada a um relógio: “Tinha de ter sempre tempo para ti.”

As outras dez cadeiras tinham os dez mandamentos para assegurar a dignidade de qualquer mulher. “São dez conselhos que cada um de nós poderá dar a qualquer mulher que esteja numa relação de risco, como é o caso da frase ‘Não terás medo de pensar pela tua cabeça’”, salientou o assessor ‘encarnado’.

“No fundo, à semelhança do coro grego, essas frases são a voz de um coletivo que chama à razão as protagonistas de uma história que se quer com final feliz. Com esta exposição, as alunas quiseram alertar os colegas para alguns sinais de violência que se podem assumir de uma forma quase inocente mas que, se forem detetados a tempo, poderão fazer a diferença entre a vida e a morte”, conclui o grupo de alunas.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

May Also Like

Copyright © 2020-2030 Weastar.com. powered by WeaStar.