Connect with us

Hi, what are you looking for?

Weastar

EDUCAÇÃO & CIÊNCIA

Empresa algarvia coopera com agência europeia na corrida espacial

LS Engenharia Geográfica vai desenvolver software para estudo de faixas costeiras e apoio à navegação marítima

A empresa algarvia LS Engenharia Geográfica, sediada em Faro, assinou contrato com a Agência Espacial Europeia (ESA) para o desenvolvimento de projetos, nos próximos dois anos, no âmbito da engenharia geoespacial.

A LS Engenharia Geográfica revelou, em comunicado, que receberá apoio técnico e financeiro da ESA para o desenvolvimento de serviços de observação terrestre, a nível global, um dos quais prevê a criação de software e sistemas de informação hidrográfica específicos para o estudo de faixas costeiras e apoio à navegação marítima em zonas não cobertas por cartografia náutica oficial.

“Este tipo de programas, além de promover a relação empresarial entre as startups premiadas, vai fomentar a transferência de tecnologias e capital para a nossa região, catapultando-a além-fronteiras, ao nível mais alto da engenharia”, assinala, em comunicado, a empresa farense.

Selecionada no âmbito do ESA Space Solutions

A LS Engenharia Geográfica foi uma das empresas europeias selecionadas no final de 2020, no âmbito do ESA Space Solutions, um programa de apoio ao desenvolvimento e crescimento de startups conectadas às tecnologias geoespaciais.

Com sede em Faro, a empresa algarvia é especializada na produção de cartografia digital, com foco na proteção ambiental terrestre e marítima e, desde 2019, além das parcerias estabelecidas com universidades, realizou investimentos nas áreas da investigação científica e tecnológica, tornando-se pioneira na Península Ibérica na criação de novos serviços de observação terrestre com recurso a satélites.

À semelhança da NASA, nos Estados Unidos da América, a ESA é uma organização intergovernamental constituída por 22 estados-membros, com um orçamento anual de 6,7 mil milhões de euros, que se dedica à exploração espacial, constituindo-se como porta de acesso da Europa ao espaço e tendo como missão planear o desenvolvimento das suas capacidades.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

May Also Like

Copyright © 2020-2030 Weastar.com. powered by WeaStar.