Connect with us

Hi, what are you looking for?

Weastar

ARTES & ESPETÁCULOS

DiVaM prossegue na próxima semana com mais iniciativas nos monumentos algarvios

O projeto DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos do Algarve prossegue esta semana com mais ações nas Ruínas de Milreu (Faro), na Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe e na Fortaleza de Sagres, em Vila do Bispo.

As Ruínas Romanas de Milreu são palco dos projetos «Vamos dar Voz à Cidadania» e «Arqueólogo por um dia!», a Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe recebe um recital de canto e piano e a Fortaleza de Sagres acolhe o projeto «Música em Voz – Francisca e Vibrafone».

O projeto «Vamos dar Voz à Cidadania», desenvolvido por Rui Soares e Marinela Soares, decorre nas Ruínas Romanas de Milreu, nos dias 3 e 10 de dezembro, com início às 11:00 horas.

Esta é uma iniciativa promovida pela Associação Internacional de Paremiologia, realizada em parceria com a ASMAL – Associação de Saúde Mental do Algarve, onde se pretende explorar a Carta dos Direitos Humanos, associando às manifestações de vivências e experiências de vida da cultura popular, através dos provérbios.

Os trabalhos serão posteriormente expostos nas Ruínas Romanas de Milreu, onde, por outro lado, também na próxima semana terá lugar o projeto «Arqueólogo por um dia!», no dia 5 de dezembro, em duas sessões direcionadas para crianças entre os 9 e 14 anos, às 10:30 e 15:00 horas, com a duração de 90 minutos cada.

Os participantes poderão experienciar as diversas fases de uma escavação arqueológica, desde a montagem das quadrículas, escavação, recolha de materiais, lavagem e desenho, após uma breve apresentação sobre esta profissão.

Cada criança deve estar acompanhada por um adulto, sendo a atividade limitada a 5 crianças por sessão. O projeto é promovido por Lais de Guia – Associação Cultural do Património Marítimo.

A inscrição obrigatória deve ser efetuada através do endereço eletrónico milreu@cultalg.gov.pt ou do telefone 289045652.

A Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe acolhe na próxima sexta feira, 4, pelas 16:00 horas, um evento do ciclo «Artis XXI – Músicas do Mundo», um recital de canto (Michele Tomaz) e piano (Jeferson Mello).

O projeto da Associação de Educação Artística de Lagoa apresenta obras de importantes compositores que se debruçaram sobre a questão da recolha e organização do rico legado musical de diferentes culturas, passando pela já conhecida canção napoletana até à charmosa chanson francesa de Poulanc, obras de Gershwin, Kurt Weil e Villa-Lobos, entre outros. As inscrições obrigatórias devem ser efetuadas através de fortaleza.sagres@cultalg.gov.pt ou do telefone 282620140.

O ciclo «Artis XXI» termina na Fortaleza de Sagres com o projeto «Música em Voz – Francisca e Vibrafone», no domingo, 6 de dezembro, às 16:30, dando protagonismo no palco ao som do vibrafone e à voz do feminino. Inscrições através de fortaleza.sagres@cultalg.gov.pt e telf. 282620140.

Todas as atividades culturais DiVaM são de entrada gratuita, mediante inscrição prévia (obrigatória), e cumprem as medidas de seguranças definidas pela Direção-Geral de Saúde.

O programa cultural da Direção Regional de Cultura do Algarve DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos do Algarve – tem este ano como tema «Direitos Humanos, Igualdade e Não Discriminação» e está disponível aqui.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

May Also Like

Copyright © 2020-2030 Weastar.com. powered by WeaStar.