Connect with us

Hi, what are you looking for?

Weastar

SOCIEDADE

Alcoutim, Castro Marim, Faro e Loulé são «Autarquias Familiarmente Responsáveis»

Quatro autarquias algarvias – Alcoutim, Castro Marim, Faro e Loulé – foram consideradas “familiarmente responsáveis”, de acordo com a lista anualmente divulgada pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR).

A OAFR premiou na sua 12.ª edição 81 municípios pelas suas “políticas amigas da família”, um número que evoluiu mais de 5%, face às 77 entidades distinguidas no ano passado.

Dos quatro municípios da região, três – Alcoutim, Castro Marim e Loulé – recebem bandeira com palma por ostentarem o prémio por três ou mais anos consecutivos.

“Gostaríamos que todas as autarquias estivessem sensibilizadas para a importância da implementação de políticas de família globais, integradas e transversais, capazes de valorizar a família e de garantir às famílias o pleno exercício das suas responsabilidades e competências, de forma a prevenir e apoiar situações de risco e vulnerabilidade”, afirmou, em comunicado, Isabel Paula Santos, responsável do OAFR.

Algumas das medidas que mais se destacam nos municípios distinguidos são o apoio ao nascimento; transporte escolar; refeições escolares; atividades de férias gratuitas; comparticipação em tratamentos dentários; comparticipação em tratamentos oftalmológicos; unidades de saúde móveis, entre outras boas práticas.

O observatório aferiu os dados fornecidos pelos municípios, respeitantes ao ano transato (2019).

O OAFR foi criado em 2008 pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas e tem como principais objetivos acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar para as famílias em geral.

A distinção «Autarquia Familiarmente Responsável» é atribuída através de uma bandeira às autarquias que em cada ano se distinguem pelo melhor conjunto de práticas adotadas em matéria de responsabilidade familiar para com os seus munícipes e os seus colaboradores.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

May Also Like

Copyright © 2020-2030 Weastar.com. powered by WeaStar.